segunda-feira, 29 de março de 2010

Culto da Esperança

Na zona norte de São Paulo foi realizado na tarde deste Domingo de Ramos, o Culto da Esperança.

Presentes estiveram uma miscelânia de irmãos da igreja e de moradores da localidade que juntos louvaram ao Senhor conduzidos pelos Nazateen que se encarregaram da programação.

Que os nossos adolescentes possam continuar o seu crescimento nesta caminhada e estejam efectivamente a marcar a diferença na sua geração pela excelência.

domingo, 28 de março de 2010

Culto em Palmeira

Às 18:15 deste Domingo, 28 de Março, conforme combinado, a comitiva de Santa Maria rumou à Igreja do Nazareno de Palmeira, da qual se tem ocupado desde a transferência do ultimo pastor.

Aí chegados após as saudações o louvor teve inicio conduzido pelos irmãos Maria Luísa Sança e Manuel do Céu.

Seguiu-se a pregação da Palavra, na voz do nosso Reverendo Gilberto Évora exortando os presentes a, neste Domingo de Ramos, entregar quatro ramos ao Senhor, nomeadamente:

- o ramo do amor, num mundo onde tende a imperar o oposto. Deus é Amor. E como filhos d'Ele tal deve espelhar em nos, nas nossas vidas e nos nossos actos;

- o ramo da gratidão, por tudo quanto Ele tem feito por nos, tendo chegado ao ponto de entregar o seu único Filho para nos salvar, apesar da nossa natureza pecaminosa;

- o ramo da consagração, entregando tudo nas mãos do Senhor, pois todo o resto Ele fará;

- o ramo da fidelidade, permanecendo n' Ele e com Ele não obstante as circunstâncias e as adversidades, pois sabemos que seremos recompensados. Deus é fiel para cumprir as suas promessas.

O culto foi encerrado pelo irmão Artur Estrela, com um factor surpresa: a dedicação da viatura nova de uma das irmãs de Palmeira, Filomena.

E lá partiu o Pst. Gilberto, alegre e trigueiro para realizar este acto inédito na localidade, acompanhado por todos que se acercaram do veiculo, que agora já corre pelas estradas guiado pelos anjos do Senhor.

Findo isto, apenas ficou a faltar "aquela voltinha no carro", que o Pst. Gilberto, com a sua simpatia sui generis, fez questão de encomendar para uma próxima oportunidade. E também a foto de praxe, por distracção desta repórter de plantão improvisada.

E desta forma, encerramos um dia abençoado, cuja concessão agradecemos a Deus.

Dia das Mulheres Caboverdianas

As mulheres da nossa igreja estiveram reunidas num jantar convívio, no dia 27 de Março juntamente com algumas convidadas num dos hotéis da ilha.

Tempo de comunhão e confraternização regado com muito bom humor (e apetite).

Jovens, menos jovens, casadas, solteiras, crentes e não-crentes (ainda), provenientes de S.Antão, São Vicente, S. Nicolau ou Sal cada uma à sua maneira representando a mulher guerreira e abençoada que é a caboverdiana, sem esquecer a nossa italiana Simona que adoptou esta terra como sendo também a sua.

Que vivam as mulheres caboverdianas, que sejam valorizadas a cada dia e que o Senhor continue usando e abençoando as suas servas de Santa Maria para impactar a comunidade local. Fotos em breve.

domingo, 21 de março de 2010

ANIVERSARIO DO IRMÃO GILBERTO EVORA






Estivemos em casa do nosso irmão Gilberto para cantarmos os parabéns pelas 84 Primaveras.
A casa estava cheia e o calor humano fazia-se sentir literalmente naquele lugar. O nosso Irmão Gilberto é estimado e admirado não só por familiares e irmãos da Igreja, mas também por amigos de Santa Maria, que se deslocaram até aí para prestigiá-lo nessa celebração.
Feliz coincidência, é que a filha mais nova do nosso Irmão Gilberto, a Sónia, também é aniversariante neste dia, portanto devem imaginar a satisfação e a “Festa Grande”, que se desenrolou. A HISTÓRIA DO NOSSO IRMÃO GILBERTO ÉVORA É BELA, E ELA DEVE SER CONTADA E ESCRITA. QUEM TOMARÁ ESTA TAREFA???!! TEMOS QUE PERPETUAR A SUA MEMÓRIA, BEM COMO A HISTÓRIA DA IGREJA DO NAZARENO EM CABO VERDE PARA A POSTERIDADE, POIS ESSAS DUAS HISTÓRIAS SE MISTURAM E SE CONFUNDEM UMA NA OUTRA.
As nossas irmãs Dª Zé Miranda, a Dª Lourdes e a Dª Celina, bem como o filho Guga e a filha Raquel vieram da Praia e Santo Antão respectivamente para passarem esse dia com o nosso irmão.
Foi um tempo muito bem passado e todos nós nazarenos devemos sentir orgulho nesse Herói da Fé que é o nosso irmão Gilberto Évora .
Amado irmão as nossas palavras seriam poucas para expressarmos o nosso apreço, por isso pedimos ao nosso pai Celestial, que lhe conceda muito mais Primaveras.
As flores devem ser dadas em vida, por isso continuemos com as homenagens a esse GRANDE HOMEM DE DEUS, pois ele é uma bênção para todos nós. Deixámos algumas fotos aqui para apreciarem.
Elaborado por Lidiana Freitas

sábado, 20 de março de 2010

PARABÉNS AO NOSSO GRANDE GILBERTO ÉVORA



Mais um ano de vida, foi concedido Pelo nosso Senhor Jesus Cristo, ao nosso Irmão, Pastor e Conselheiro. Tem sido um refrigério tê-lo aqui connosco em Santa Maria, desfrutando das suas sábias palavras e experiências de Vida.

Já tivemos o prazer de falar com ele nesta manhã para felicitá-lo e a alegria dele é contagiante. Já sabemos que desde a meia-noite as surpresas começaram: veio uma comitiva da praia entre familiares e irmãos para estar precisamente neste dia com ele, e o telefone de casa não para de tocar.

Mais logo estaremos indo à casa do nosso irmão para juntos celebrarmos mais esse dia de vida e prometemos aqui trazer mais novidades da festa, bem como fotos do nosso Estimado Irmão Gilberto Évora, não perca. QUE DEUS LHE CONSERVE POR MUITO MAIS ANOS DE VIDA PARA O NOSSO DELEITE.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Grupos de Comunhão

O culto evangelistico deste domingo, 14 de Março, teve como foco principal os grupos de comunhão, tendo os lideres apresentado os respectivos integrantes e relatorio do que tem acontecido a cada encontro, as lutas vencidas, as repostas aos pedidos de oração, a união e aproximação dos irmãos, os frequentadores que se converteram, entre outros pontos.

Houve ainda tempo para que algumas pessoas que frequentam os grupos de comunhão, recém-convertidas, apresentassem o seu testemunho a igreja, dando a saber as maravilhas que o Senhor neles tem operado.

Por fim o Pastor fez uma breve explanação acerca do proposito dos grupos e a sua importância enquanto ministério.

domingo, 14 de março de 2010

Noite di Terra - Despedida do Pama


Hum, coisinhas da terra...


Ê mim propi kê homi di Fogo!

A JNI de Santa Maria organizou no passado Sábado, 13 de Março, uma noite tradicional com pratos, trajes, objectos e melodias tipicas de Cabo Verde, visando manter viva e presente a nossa identidade cultural que se caracteriza também pelas condutas e bons costumes.

- Adésh, dáme nha cuscuz, guloso!!!
- Bi nh'amiga, lá na Praia ka tem cuscuz de nha Ritinha!

O encontro foi ainda dedicado ao Paulo Santiago, o nosso Pama, que deverá seguir para a ilha de Santiago durante esta semana, deixando por cá imensas saudades pelo jovem dinâmico e amigo que é, mas acima de tudo pelo servo sempre disposto a trabalhar na obra do Senhor que representa.
Muita Melodia no meu Coração!!!

Porém apesar da distância permaneceremos unidos no amor de Cristo.



Pama, és uma benção para nós. As saudades já cá moram. God bless you.

domingo, 7 de março de 2010

Dia da Mulher


O culto devocional deste Domingo, 7 de Março de 2010, foi dedicado à Mulher, tendo sido a figura de destaque a Dona Celeste por ser a que mais flores possui no seu jardim, ou seja, é agraciada com mais anos de vida.

Entre cânticos, louvores, poesias e prosas levados à congregação pelas várias mulheres que dela fazem parte decorreu a manhã, com tempo ainda para a habitual e tão aguardada intervenção do Pst. Gilberto Évora que na sua característica simplicidade e singelas palavras também rendeu o seu tributo às presentes.

A homenagem prosseguiu coma entrega de um pequeno mimo e de um bouquet de flores à D. Celeste que entre o impacto da surpresa e o embargo da voz pela emoção lá ainda conseguiu proferir algumas palavras, agradecendo a Deus por sempre auxiliá-la na sua caminhada e à igreja pela atenção.

O nosso tempo de comunhão culminou com a entrega de um diploma e uma rosa a cada uma das presentes. Aproveitou ainda a D. Teresa Cruz o momento para homenagear a D. Rita Santiago com flores simbolizando estas o seu agradecimento pela mãe que se revelou para ela não só ao acolhe-la no seu lar, como também na fé, apresentando a Jesus Cristo, o que foi determinante no curso da sua vida.
Anunciou ainda que à tarde haverá um jogo de futebol entre a classe feminina da igreja, seguida de banho de mar e lanche.

Quer seja mulher-mãe, mulher-esposa, mulher-obreira, mulher-crente, mulher-recém-convertida, mulher-visitante, mulher-turista, mulher-jovem, mulher-adulta, enfim, não houve nenhuma que não tivesse saído da igreja com aquele brilhozinho especial de quem foi meritoriamente valorizada e amada por aquilo que é e por aquilo que faz, de uma forma tão especial.

Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis. O coração de seu marido está nela confiado, e a ela nenhuma fazenda faltará. Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida. Busca lã e linho e trabalha de boa vontade com as suas mãos. É como o navio mercante: de longe traz o seu pão.Ainda de noite, se levanta e dá mantimento à sua casa e tarefa às suas servas. examina uma herdade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto das suas mãos. Cinge os lombos de força e fortalece os braços. Prova e vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite. Abre a mão ao aflito e ao necessitado estende as mãos.
Provérbios 31: 10-20

segunda-feira, 1 de março de 2010

“TER OU NÃO TER UM MUNICÍPIO EM SANTA MARIA”… EIS A QUESTÃO !!!



Nesses últimos dias, temos assistido aqui no Sal, mais propriamente em Santa Maria, um movimento frenético em volta da questão da criação de um Município para a nossa querida vila.

Cidadãos empenhados em todos os sentidos: desdobram-se em contactos, na recolha do maior número possível de assinaturas, distribuição de panfletos com belas imagens de Santa Maria e até já está disponível na Web uma pg. sobre esse assunto. (www.cmsantamaria.org).

Está claro que Santa Maria, considerado o ex-líbris do turismo caboverdiano, vive um momento de marasmo total, precisava e precisa de uma atenção especial por parte do Governo Central, o que não está acontecendo e as medidas elaboradas tardam em sair do papel e passarem realmente à prática e estas pecam por serem tardias demais!!

A proximidade das pessoas com um Poder local, faz com que estas se sintam menos abandonadas e as necessidades da Vila continuam a ser muitas, dentre as quais: a estrada que transporta os turistas até os hotéis, precisa rapidamente ser mudada; a iluminação pública nas vias, no pontão que ainda não está em condições, no calçadão, precisam ser reforçadas; o problema do lixo; tratamento de esgotos; da rede de água e segurança das pessoas e bens. Notámos também uma abordagem agressiva por parte dos “nossos irmãos africanos” aos turistas, que tentam impingir nas ruas e praias as suas bijuterias (eu que não sou turista, sou abordada muitas vezes, quanto mais os “brancos” que nos vêm visitar em busca de tranquilidade). Para além de querermos ver essas questões resolvidas, almejámos ter espaços verdes, parques infantis, uma esquadra polícia condigna, cartório, um liceu, um Município…e muito mais.

A criação do Município da Santa Maria, para já não deverá acontecer a curto e médio prazo por muitas razões, mas, Com ou Sem Município, e para o bem de Santa Maria que tem o Estatuto especial de ser considerada a nossa vila turística em Cabo Verde, estas necessidades precisam ser suprimidas.

Mas para não perdemos esse “pouco”, que já conquistámos há que haver uma concertação grande de esforços entre o Poder central, o Poder Local e o próprio sector privado a fim melhorarmos a nossa Vila, e não tornar esta questão importante numa quezília meramente politico-partidária.

Elaborado por Lidiana Freitas (flidiana@hotmail.com)